Você está pensando em trocar de carro ou comprar o seu primeiro automóvel e está sem dinheiro para comprar um zero km? Então esse post pode te ajudar!
Mas será que um carro usado há mais de 10 anos vale a pena? O IPVA com certeza é mais barato, mas provavelmente você vai encontrar um carro com alguns pequenos reparos, a pintura pode estar desgastada, o motor precisando de uma retífica, o pneu e suspensão com peças desagastadas, sem falar na caixa de marcha mecânica ou automática.
Não é fácil escolher um carro em boas condições e a falta de conhecimento técnico deixam as pessoas inseguras na hora de fechar um bom negócio. Para ajudar nessa tarefa, vou listar os 10 maiores problemas que podem sair mais caro na hora da compra do veículo com mais de 10 anos de uso.
1. Motor desgastado: É aquele motor que já começa a fazer barulho logo quando liga, devido as folgas internas, esse motor necessita fazer uma retífica. Além de perder potência, o motor fica barulhento parecendo uma máquina de costura, este ruído é facilmente percebido por um profissional da área. Outro indicador bem comum do motor cansado é a fumaça cinza que sai pela descarga, já está sinalizando que o motor está queimando óleo, você vai observar que no escapamento, na ponta da descarga tem fuligens e resíduos de óleo do motor.
2. Carro de enchente: Nos últimos meses tem chovido muito com isto alguns carros tem parado em grandes enchentes, estes carros são considerados PT (perda total) mas muitos deles voltam ao mercado pra revenda, por meio de leilões ou venda direta. É nesse momento que começa o problema, pois esses carros sempre terão problema elétrico, falhas, mal contato, luz que queima, máquina de vidro elétrica que não sobe mais, luzes do painel que não apagam, e por aí vai. Como detectar: o cheiro de mofo, as ferramentas e estepe geralmente estão enferrujados, se tirar uma borracha da porta vai encontrar vestígio de lama. Outra dica é fazer uma cotação com o seguro, se ele for recusado já pode ter sido um carro de enchente.
3. Batida de grande monta: Geralmente os carros com mais de 10 anos já sofreram algum tipo de colisão, existem reparos bem feitos, mas é necessário tomar cuidado com a geometria da suspensão, carros podem ficar tortos, sem enquadramento, desalinhado, soldas mal feita e longarina encolhida. É sempre bom colocar o carro no elevador para uma inspeção na parte inferior do veículo. Carro desalinhado na suspensão acaba desgastando os pneus.
4. Câmbio automático com defeito: Só com um teste drive é possível detectar defeitos no câmbio automático, desligue o rádio, feche os vidros pra ouvir algum ruído de rolamento e se as marchas estão passando no momento certo, procure andar a 40 Km por hora, e observe se o câmbio está dando tranco nas mudanças de marcha, carros com mais de 100 mil km deve trocar o óleo da caixa. Atenção as especificações do fabricante.
5. Luz da injeção acessa: Isto indica que tem problema na injeção ou no módulo da injeção. Às vezes o serviço fica caro e o antigo dono quer vender sem o reparo. Se perceber o defeito, peça para o vendedor consertar, depois do conserto, dê uma boa volta, desligue e ligue o motor pra ver se a lâmpada vai voltar a acender no painel. Se o veículo funcionar bem, pode fechar o negócio.
6. Luz do ABS sem funcionar: A luz acessa no painel indica que o sistema de freio não está funcionando bem. Segue uma dica de como fazer um pequeno teste: procure um lugar tranquilo, avise os ocupantes que você irá frear forte, alcance uma velocidade de 40 Km/h e pise no freio, bruscamente, o pedal tem que vibrar, uma forte trepidação, se isto acontecer o ABS estará funcionando, se isto não acontecer o sistema tem alguma anomalia, pode ser um sensor em uma das rodas com defeito.
7. Luz do airbag acessa: Neste caso precisa procurar um especialista, o seu mecânico de confiança para passar o aparelho e diagnosticar o defeito. Na maioria das vezes este reparo não é barato, recomendo não tirar o carro da loja com este defeito, por se tratar de um item de segurança, em caso de uma colisão o Airbag pode não funcionar colocando a sua vida em risco.
8. Pintura riscada ou desgastada: Este item está ligado a estética do carro, sugiro negociar bem, pois as pinturas estão bem caras, e na revenda perde-se muito.
9. Ar condicionado sem gelar: Pode ser algo simples como falta de gás ou algo caro como um compressor, precisa de uma avaliação de um profissional.
10. Conferir a KM no odômetro: Um carro, em média, roda de 12 a 15 mil km por ano, carros com mais de 10 anos de uso geralmente já ultrapassou os 100 mil km. Fique atento a esta conta.
Se mesmo depois disto você não se sentir seguro contrate um especialista, pode ser um mecânico ou uma empresa especializada em vistoria, o valor cobrado é muito baixo, vale a pena o investimento.
Espero ter ajudado, bons negócios!