No momento atual no qual estamos saindo menos com o carro, muitas vezes, na hora que precisamos liga-lo, ficamos na mão. Normalmente, a bateria já estava um pouco fraca e com o veículo parado por muito tempo, ela descarrega por completo. Nessa ocasião, o que fazer? É possível dar um tranco, empurrar e fazer o carro pegar?
No passado, a prática de empurrar um carro, colocar na segunda marcha e tirar o pé da embreagem era muito comum. No entanto, hoje com as novas tecnologias não é recomendado, principalmente se você possuir um carro com o câmbio automático.
Os veículos mais novos possuem sistemas tecnológicos que podem sofrer sérios danos caso você tente utilizar essa técnica ou até colocar um cabo auxiliar para que ele funcione.
Atenção: cuidado pra não inverter a polaridade com o cabo auxiliar de bateria.
Mas se você estiver em um local com poucos recursos, precisando com urgência do carro, vou dar algumas dicas!
Quem já não esqueceu o farol ligado?
Na praia ou no sítio, deixou a tarde toda o som ligado para animar a festa? No momento de ir embora, o carro não pega pois a bateria arriou!
Seguem as dicas:
1. Assegure-se o real motivo do carro não ligar. Verificar se é a bateria ou o motor de partida. O barulho na hora de tentar ligar o carro é parecido, mas os motivos são diferentes.
2. Coloque o carro de preferência no plano ou na direção de um declive
3. Com o motorista dentro do carro, desligue todos os acessórios como rádio, limpador e farol
4. Vire a chave e certifique que o volante está se movendo
5. Pise no pedal de embreagem
6. Coloque a alavanca do câmbio na segunda marcha
7. Solte o freio de mão e tire o pé do freio
8. Quando o carro atingir uma pequena velocidade, empurrado pelos amigos, solte o pé da embreagem e comece a acelerar. Isto fará o motor pegar.
Os carros também podem ligar empurrados para trás, é só colocar a marcha ré ao invés da segunda e empurrar o carro para trás.
Se você não sabe fazer esta operação e não tiver ninguém pra te ajudar, o melhor a se fazer é buscar auxílio de um serviço de atendimento emergencial, caso você tenha seguro, eles irão fornecer um técnico para fazer a troca da bateria ou até mesmo dar uma nova carga ou então levar o automóvel através do guincho para sua oficina de confiança.
Espero que estas dicas possam te ajudar em um momento de sufoco!