Com o combustível nas alturas ultrapassando a casa dos cinco reais, muitos motoristas deixam o seu carro na garagem, outros fazem conta acompanhando o consumo pra ver quantos km está fazendo por litro.
Vamos falar dos 5 erros que cometemos que aumentam o consumo de combustível.
1. Sair de casa sem um trajeto definido.
Muitos motoristas ao sair de casa sem um trajeto definido, rodam mais do que deveriam. Hoje podemos usar uma ferramenta que nos ajuda muito: o GPS. Às vezes temos vários destinos pra fazer e não nos programamos, com isso aumentamos a rota e consequentemente, é consumido mais combustível. É muito comum também errar a rua ou o endereço, tendo que fazer um retorno bem distante para chegar no local desejado, o GPS vai te ajudar muito dando precisão ao seu destino.
2. Aceleração e velocidade.
Evite arrancadas, procure manter uma velocidade constante evitando acelerações fortes e freadas desnecessárias. Quando estiver em uma ladeira aproveite a inércia do carro. Quando possível ver um semáforo fechado a distância tire o pé do acelerador e vai freando devagar, deixando o carro perder velocidade até chegar perto do semáforo.
3. Marcha errada e giro alto do motor.
O veículo consome menos energia quando utiliza marchas mais altas, mantenha o giro do motor entre 1500 a 2500 rotações por minuto. Muitos motoristas não passam a marcha no tempo certo, este erro aumenta o consumo de combustível.
4. Carro parado com motor ligado.
Parece bobagem, mas o motor ligado com o carro parado esperando um passageiro, uma pessoa que foi pagar uma conta e já vai voltar por exemplo, aumenta muito a quantidade do consumo de combustível. O gasto para ligar o carro com esses novos motores é relativamente pequena, então quando estiver esperando alguém com o carro parado, de preferência, desligue o motor.
5. Calibragem, peso sem necessidade e falta de manutenção.
Calibragem dos pneus é muito importante. O ideal é entre 15 a 30 dias calibrar os pneus, um pneu vazio aumenta a força que o motor precisa pra fazer para mover o veículo, e com isso aumenta o consumo de combustível. Estudos mostram que os pneus descalibrados aumenta em 20% o consumo de combustível.
Peso excessivo no porta malas sem necessidade é outro item que precisa ser observado. Muitos consumidores guardam atrás do carro equipamento de pesca, cadeiras de praia, sombrinhas e tantas outras coisas que carregam esse peso excessivo o tempo todo aumentando o consumo.
Vale ressaltar que um tanque cheio em média aumenta 50 quilos no veículo, se você só roda numa cidade pequena como a nossa em Vitória, não é necessário encher o tanque, você pode sempre mantê-lo com meio tanque, com isso você também irá economizar combustível.
Manutenção preventiva: muitos motoristas fazem só a troca do óleo e da pastilha de freio esquecendo de itens importantes como cabos de vela, as velas de ignição, filtro de ar, filtro de combustível, limpeza dos bicos injetores, etc. Todos esses itens são muito importantes para que o consumidor tenha um carro sempre bem regulado, consequentemente melhorando o desempenho do carro e fazendo com que o mesmo se torne mais econômico.
Neste momento em que o combustível está em alta é bom estarmos atentos a esses detalhes.