28 abr 2021

Mitos e verdades sobre gasolina aditivada

Quando você está abastecendo seu carro, nessa hora surge a dúvida, gasolina comum ou aditivada? Vale a pena pagar um pouco mais pela gasolina aditivada?

Esta dúvida ocorre porque muitos motoristas não sabem qual a diferença entre a gasolina comum e a gasolina aditivada. Algumas pessoas pensam que a gasolina aditivada deixa o motor mais potente, outras acreditam que ela não é adequada para o uso em grandes quilometragens, por exemplo em uma viagem mais longa, devido o aditivo na gasolina limpar o motor e desprender resíduos internos e entupir filtros e bicos injetores, outros acham que só vale a pena pra colocar no reservatório de partida a frio, para aumentar a vida útil da gasolina.
Hoje vamos falar um pouco sobre os mitos e verdades sobre a gasolina aditivada.

Aditivada é “mais pura” que gasolina comum?
A diferença da aditivada para a comum é o fato que a gasolina aditivada traz aditivos, que incluem detergentes para limpar a sujeira interna, contendo dispersantes para “quebrar” essa sujeira e fazê-la queimar junto com o combustível, assim, forma uma película protetora sobre cilindros, pistões e outros componentes, reduzindo o atrito e consumo. Mas ela não é “mais pura”.

Gasolina aditivada “vicia” o motor?
O motor pode utilizar gasolina aditivada, comum ou etanol em carros flex em qualquer proporção, os sensores reconhecem automaticamente os tipos diferentes de combustível.

Aditivos aumentam a potência?
Mito, a única gasolina que aumenta a potência é a gasolina de alta octanagem, que elevam números de potência e torque em motores de alto desempenho. A gasolina aditivada tem a mesma octanagem da comum. Apesar disso, ela ajuda a limpar o sistema de injeção.

É ruim para motores muito sujos?
Mito: parte dos aditivos dessa gasolina são justamente os dispersantes, responsáveis por transformar os resíduos em partículas microscópicas, evitando o bloqueio de filtros e bicos injetores, por exemplo.

Gasolina aditivada compensa?
Sim, mesmo sendo um pouco mais cara, a aditivada a médio e longo prazo ajuda a reduzir custos com manutenção, preservando peças dos sistemas de combustão e ignição, e ainda contribui para maior eficiência do motor, podendo reduzir o consumo com o passar do tempo.

Basta abastecer algumas vezes que a aditivada já cumpre o seu papel?
Não. É necessário que o uso da gasolina aditivada seja constante, caso contrário, com o tempo o motor volta a formar sujeira interna.

Todas as gasolinas aditivadas têm a mesma especificação?
Não. Cada marca tem sua fórmula específica de aditivos, incluindo detergentes, dispersantes e agentes que formam a película de proteção no motor.