Quando eu comecei a minha trajetória, haviam muitas oficinas na nossa cidade. O perfil do empreendedor que abria o negócio de mecânica, lanternagem ou pintura, era aquele ex-funcionário de grandes concessionárias, ávido em não ser mais ser empregado de ninguém. O sonho era ter a própria oficina. Tenho muito orgulho desses profissionais, pois, inclusive, meu pai foi um deles que resolveu empreender. Abriu a Oficina Beira quando estava com 40 anos de idade.
As oficinas mecânicas do passado, no geral, eram marcados por uma certa informalidade e pouca organização operacional. Todos passavam por dificuldades na compra de ferramentas, elevadores, pistolas para pintura, etc. Tudo era muito difícil. E também: os proprietários de oficina, naquela época, não se importavam muito com a limpeza e organização. Em sua maioria nem uniforme os funcionários tinham, tudo era muito difícil. As oficinas, em geral, eram de chão batido, o motor dos automóveis durava pouco tempo. O serviço de retífica era constante e havia muito óleo no chão. A oficina vivia com uma aparência suja.
De lá pra cá muita coisa mudou. O mercado cada vez mais competitivo e a indústria automobilística sempre inovando com muita tecnologia, fez com que os donos de oficina se modernizassem cada vez mais nos seus negócios. Hoje podemos encontrar na nossa cidade oficinas muito modernas, com piso Epox branco parecendo um hospital de tão limpo.
As oficinas de hoje tem uma boa estrutura física, bons profissionais, um bom planejamento estratégico, uma boa logística, um bom relacionamento com os fornecedores e uma boa clientela. Essas são características essenciais para o bom funcionamento de uma oficina moderna.
Então, eu lhe pergunto. Devo investir também em tecnologia na oficina mecânica? Quais as vantagens? É claro que você deve investir em tecnologia. A tecnologia faz parte dos itens citados acima. As vantagens são inúmeras, mas vou citar uma das principais: aumento da qualidade do serviços prestados aos clientes.
Um bom sistema de gerenciamento lhe trará mais confiança nas tomadas de decisão, com os indicadores nas mãos fica mais fácil de administrar. Com um bom software, você vai poder ter todos os dados dos clientes, e também todo histórico de serviços realizados. Outra vantagem: a facilidade de poder acompanhar a produtividade dos funcionários, tudo isso no software adequado a sua realidade. Eu costumo dizer que: “Quem não monitora não gerência “ os indicadores são fundamentais pra uma boa gestão .
Naquela época, além da oficina suja, tínhamos muitas dificuldades em treinar os nossos profissionais. Os catálogos com informações técnicas eram raros. O Senai nos proporcionava alguns cursos também. Hoje nós temos a facilidade da internet e podemos acessar todo tipo de conhecimento.
É muito importante que você tenha a sua empresa sempre limpa e organizada, pois antes de um cliente vir te visitar, ele já entrou no seu site, em sua redes sociais, já viu as fotos da tua empresa, e dali em diante ele vai tomar a decisão se vai levar o carro pra você ou para o seu concorrente.
Eu espero que ele leve pra você. E espero também que você esteja com sua oficina organizada limpa e asseada e os seus profissionais uniformizados, e treinados. E lembre-se: nenhuma oficina começa pronta limpa e bonita. Tudo faz parte de um processo. É uma melhoria contínua. Hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje. Tenha foco no seu negócio.
Desejo a você, sucesso!
Ricardo Barbosa
Diretor Presidente da Oficina Beira Mar