Você deve se lembrar daquelas viagens a passeio de carro com a família. E aquelas paradas na estrada para fazer um lanche, comer um pastel com caldo de cana ou um pão com linguiça. Você sabia que essas viagens de carro estão voltando? É uma tendência da pós pandemia.
O período da pandemia está mudando os hábitos das pessoas. E mudando também a relação entre o carro e o turismo. Antes da pandemia de coronavírus, os destinos distantes, internacionais, eram os mais desejados por quem pretendia tirar uns dias de férias. Agora, segundo os especialistas, um cenário completamente diferente começa a surgir e deve permanecer no pós-Covid-19.
O especialista em turismo mundial, Ian Yeoman, da Nova Zelândia, disse que a pandemia está mudando o comportamento da humanidade e os valores das pessoas. E isso inclui o carro e o turismo. Ele diz que as pessoas vão optar pela simplicidade, pelas viagens curtas de carro e pelo turismo familiar. Muitas pessoas ficaram longe de seus parentes e agora vão querer retomar essa conexão e matar a saudade. E é interessante notar que o próprio comércio está se moldando a isso.
As pessoas descobriram que seus carros são suas bolhas de proteção. Estar dentro do carro o torna mais protegido. Não querem mais se expor em aeroportos lotados ou dentro de aviões. As pessoas querem estar mais próximas à natureza, em lugares amplos e ao ar livre, por isso tem aumentado muito a procura por passeios nas montanhas e aluguéis de casas de praia.
Veja que interessante como a relação das pessoas com o carro se tornou mais próxima e mais íntima. Por isso, cuide bem do seu veículo. Ele lhe trará muitos benefícios. Esteja sempre atento às revisões e à manutenção. A saúde e a segurança estão em primeiro lugar.
Ricardo Barbosa
Diretor presidente da Oficina Beira Mar