Antigamente os primeiros carros surgiram com a direção mecânica, esse modelo muito comum nos automóveis antigos, ainda se faz muito presente.
Hoje, quando vamos comprar um carro, logo perguntamos: “Tem direção hidráulica?”
Essa pergunta é fundamental na compra de um carro, o consumidor não quer mais os carros com direção mecânica por ser uma direção muito pesada e de difícil dirigibilidade.
Agora vamos para as diferenças entre as direções:
Direção Mecânica: É uma direção que não conta com nenhum tipo de assistência, não tem óleo, ela funciona através da força que o motorista exerce no volante, é uma direção muito pesada.
O público mais jovem provavelmente nunca dirigiu um carro com essa direção. Mas os 50 + lembram como a manobra apertada era difícil.
Qual a vantagem da direção mecânica? É uma direção robusta, não costuma apresentar defeitos e quando apresenta é relativamente fácil o conserto, fora que o preço é bem menor no caso de um reparo.
Direção Hidráulica: Ela teve o seu lançamento com o Ford Galaxy Nacional em 1967.
É uma direção com assistência hidráulica. A principal função desse modelo era reduzir o esforço que o motorista fazia ao girar o volante, o que agradou bastante o público apaixonado pelo mundo do automóvel, principalmente considerando o tamanho e o peso que os carros tinham na época, eles eram muito grandes.
Diferente do modelo mecânico, a direção hidráulica usa alguns elementos que torna a condução mais leve, é composto de bomba hidráulica, fluido, válvula de rotação, tubulação e reservatório de óleo.
O seu funcionamento é bem simples, ao ligar o motor a bomba hidráulica é acionada através das correias e polias, fazendo com que o óleo hidráulico exerça a sua função trazendo leveza ao volante.
Desvantagens: pode ocorrer vazamentos e o custo de manutenção é mais caro.
Direção elétrica: Como a direção hidráulica não era perfeita surgiu a necessidade de corrigir alguns dos seus problemas, foi aí que em 1988 surgiu o Suzuki com a primeira direção elétrica, atualmente ela vem se popularizando bastante em vários veículos nacionais.
Diferente da versão hidráulica não é preciso nenhum tipo de fluido ou bomba para auxiliar no movimento das rodas, em geral esse sistema utiliza uma série de sensores que detecta o posicionamento do volante e das rodas, bem como uma força e velocidade aplicada. Esses dados são enviados para a central eletrônica que após analisar, comanda um motor elétrico acoplado a coluna de direção, dessa forma todo o esforço para girar as rodas é feito por ele, o que garante muito mais conforto e leveza nas manobras.
Desvantagem: custo muito alto de manutenção.
Dicas de manutenção:
Caixa mecânica quase não tem manutenção, só lubrificar com graxa;
Caixa hidráulica, é necessário a manutenção e a troca de óleo a cada 50.000 km, verificando sempre o nível do reservatório do óleo hidráulico;
No caso da caixa elétrica os sensores irão acusar no painel, caso haja algum defeito. Se o carro estiver na garantia, leve para o serviço autorizado, se já saiu da garantia leve pra sua oficina de confiança.