Se você abasteceu seu carro nesses últimos dias, já pode ter no tanque uma gasolina com novas especificações, de acordo com a Resolução 807/20 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esta nova “fórmula” entrou em vigor em agosto de 2020, mas existe um prazo de dois meses para os distribuidores e 90 dias para os revendedores se adequarem.
Tenho recebido muitas perguntas sobre esse novo combustível e vou compartilhar com vocês as principais dúvidas. O questionamento mais frequente é: essa nova gasolina será mais econômica? Sim. A nova gasolina fornece mais energia com o mesmo volume. O resultado é o menor consumo de combustível. Outro fator que contribui para a redução do consumo é a maior facilidade de vaporização da nova gasolina, que favorece a queima completa e eleva a temperatura do motor para a faixa ideal de funcionamento mais rapidamente. Vale lembrar que, quanto menos se consome combustível, menos o veículo vai emitir gases poluentes.
Outra pergunta muito frequente: ela será mais cara? Sim. O novo processo de refino da gasolina é mais caro, porém, a Petrobras não precisou o quanto. O ganho de rendimento de 5%, em média, proporcionado pela nova gasolina compensará uma eventual diferença no preço da gasolina, porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro.
Meu carro pode ficar mais potente? Sim. O uso de um combustível com maior densidade energética, além da redução da perda pelo descompasso do motor, vai resultar em ligeiro aumento da potência do motor. Isso pode ser revertido na redução do consumo de combustível, pois permite que o motorista acelere um pouco menos.
A nova gasolina continua sendo misturada com etanol? Sim. São 27% de etanol na mistura. Segundo os especialistas, a solução do etanol traz várias vantagens, a começar pela segurança energética do país, ao reduzir a dependência das exportações. Além disso, o uso do etanol reduz as emissões de gás.
A nova gasolina é aditivada? Os novos parâmetros da gasolina não eliminam a necessidade de usar aditivos detergentes e dispersantes. Além de retardar a oxidação da gasolina e impedir a formação da carbonização na câmara de combustão, a gasolina aditivada limpa todo o sistema de alimentação do veículo (tanque, linha de combustível, bomba e injetores).
Como fica a gasolina premium? A principal característica da gasolina premium é a alta octanagem. O percentual de etanol anidro também é um pouco menor, 25%. Para valer a pena e obter algum benefício desse combustível, é necessário ter um veículo com motor de alta performance.
Nós, consumidores e proprietários de oficinas, estamos muito ansiosos por ver como essa gasolina vai se comportar na prática, há muito tempo estávamos aguardando uma gasolina de mais qualidade, agora e esperar chegar nas bombas, abastecer e acelerar pra ver o desempenho da nova gasolina.
Por que fizeram a nova gasolina?
Por volta do ano 2017 depois de várias reuniões com engenheiros das montadoras e engenheiros das refinarias de petróleo, as montadoras relataram um aumento no consumo de combustível nos veículos. Mesmo com a melhoria dos motores, e a melhora da tecnologias nos carros, começou a surgir muitas reclamações de danos graves no motor, supostamente causado pela especificação inadequada da gasolina. A maioria causada pela detonação. A detonação é o encontro de duas explosões ao mesmo tempo. Você escuta como o carro estivesse batendo pino, fora do ponto.
Agora esta gasolina será produzida em refinarias brasileiras ou importada para a distribuição, passará a ser disponibilizada com maior qualidade para os consumidores nos postos de abastecimento. A octanagem aumentou, era de 87 IAD passou para 92 RON. O que é octanagem? É a capacidade que este líquido tem de resistir à compressão dentro do motor sem entrar em autoignição. A qualidade da gasolina vai aumentar em termos de octanagem e massa específica, o que significa um combustível mais eficiente e com melhor proteção aos motores dos veículos.
A nova gasolina tem uma densidade um peso, uma massa específica mínima de 715 gramas por litro, quanto mais densidade mais eficiência pros motores e menos consumo. Antes não existia parâmetros de medição, cada refinaria poderia fabricar uma gasolina mais leve ou mais pesada, agora temos uma regulamentação. Se você desejar, pode pedir para o frentista medir a densidade da gasolina através de um decímetro.
Ricardo Barbosa
Diretor presidente da Oficina Beira Mar.