Com o tempo, o motor do carro vai cansando, ficando com folga e começa a fazer alguns barulhos, parecendo uma máquina de costura, devido a folga no motor.
É normal o motorista não identificar qual é o problema, mas as dicas que ele vai dar quando chega na oficina faz toda a diferença, quanto mais ele explicar, mais o mecânico vai acertar o diagnóstico.
Vamos falar dos 7 barulhos mais comuns:
1. Motor com folga: esse é um dos problemas com manutenção mais cara. Quando frio pela manhã, logo na primeira ligação, faz um barulho de peças soltas dentro do motor, geralmente são folgas nas bielas, quando isso acontece a luz de óleo geralmente acusa no painel.
2. Tensão das correias: sua função básica é manter em sincronia o virabrequim e o comando de válvulas. O barulho começa com um chiado, um assovio, que podem desaparecer quando aumenta a velocidade, acima dos 40km/h. Procure fazer uma inspeção visual a cada 15.000 km verificando rachaduras ou trincas, sinal de ressecamento da borracha. Vazamento de óleo no motor pode danificar também as correias.
3. Esticador de correia: o rolamento do esticador fica chiando todo o tempo.
4. Bomba d’água: é uma peça que atua no sistema de arrefecimento, fazendo a água circular. O barulho começa com um ruído de um rolamento sem lubrificação, um ruído grosso, quando a bomba está danificada começa a vazar água.
5. Cabeçote do motor ou bronzinas: esse barulho aparece com o carro frio, logo pela manhã, depois que o motor lubrifica o barulho diminui. Neste caso é necessário procurar um mecânico pra não aumentar o dano.
6. Falta de água no radiador: devido a um pequeno vazamento nas mangueiras, o barulho parece de um ar vazando, este problema resulta no aquecimento do motor, o não reparo leva a queima da junta do cabeçote e pode até fundir o motor.
7. Suporte do motor quebrado: tem carros com 2, 3 e até 4 suportes no motor, a função destes suportes é amortecer as vibrações, quando o calço está quebrada ou já cansado de uso ele deixa o motor dando soco nas arrancadas e faz um barulho forte principalmente quando passa em um buraco.
Essas são as dicas pra você identificar os barulhos no motor do seu carro.
Lembre-se: manutenção preventiva é mais barato que a corretiva.