Logo na criação de um carro, quando ele é projetado, é necessário estabelecer um conjunto de regras que irão definir as medidas entre eixos e ângulos de inclinação das rodas, que é chamado de geometria da suspensão.
A maioria dos consumidores conhece como alinhamento de direção. O objetivo do alinhamento é deixar o volante centrado e as rodas paralelas entre si em relação ao centro do carro.
Esse serviço precisa estar sempre em dia.
Com isso, os pneus, amortecedores e molas do seu carro terão uma maior vida útil. Além disso, terá também uma direção segura, pois quando o carro “puxa” a direção, pode apresentar um perigo para o condutor.
Quando devo fazer o alinhamento?
1. Quando a direção estiver pesada e o volante apresentar endurecimento.
2. Quando apresentar desgaste nos pneus e componentes da suspensão.
3. Quando as rodas apresentarem dificuldade para voltar à posição inicial após qualquer deslocamento ou curva.
4. Sempre que for feito serviço na suspensão.
5. Quando houver uma colisão na roda ou na suspensão.
6. Quando houver trepidação das rodas dianteiras.
7. Deve ser feito preventivamente a cada 10.000 km
Quando se alinha o carro, três pontos da suspensão são analisados. São eles:
Convergência: É o que compensa a tendência de abrir ou fechar os pneus para garantir que eles rodem alinhados.
Câmber: É o alinhamento vertical das rodas, ela pode está negativa pra dentro ou positiva pra fora.
Cáster: As rodas se mantêm em linha reta devido ao cáster. Responde pelo retorno automático do volante à posição central depois de uma curva.